Área do Médico
Sistemas
Ponto Eletrônico
COMUNICADO SOBRE O REGISTRO ELETRÔNICO DE FREQUÊNCIA
O controle de frequência é importante para que seja acompanhada a assiduidade do profissional médico nas atividades pelas quais está responsável, segundo consignado em seu termo de bolsa ou contrato de trabalho.
Desta forma, todos os médicos da ADAPS devem registrar diariamente sua frequência no sistema de ponto eletrônico, por meio de aplicativo móvel no App Marcação de Ponto 2.0 | HCM, ou, ainda, por meio do registro no website https://plataform.senior.com.br. Para cômputo da frequência pela ADAPS, só são aceitos os referidos meios disponibilizados.
Alguns pontos valem a pena serem lembrados:
• O horário de trabalho do médico ocorrerá em conformidade com o horário de funcionamento da UBS (incluindo aquelas aderidas ao Programa Saúde na Hora), da equipe de APS à qual ele está vinculado, ou da escala de trabalho estabelecida pelo gestor.
• O registro deve ser realizado com pelo menos 4 batidas ao dia (entrada, saída almoço, retorno almoço, saída). O sistema aceita somente batidas pares, e, em caso de batidas ímpares, terá que ser realizada complementação ou exclusão de batidas no painel de gestão do ponto.
• Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, podendo ser de, no mínimo, 30 minutos e, no máximo, 2 horas. O sistema foi ajustado para computar automaticamente 2 horas de intervalo quando o mesmo não for registrado após decorridas 6 horas de trabalho contínuo, e apenas em caso de ausência de registro desse intervalo. Posteriormente, havendo necessidade, o registro pode ser ajustado e incluído o intervalo para correção.
• Em caso de esquecimento ou ausências, o registro poderá ser justificado através do Painel de Gestão de Ponto, disponível pelo App e Website.
• A validação da frequência e análise das justificativas realizadas é feita pela gestão local, sendo homologada posteriormente pela ADAPS.
Para auxiliar nas dúvidas de operacionalização do Painel de Gestão do Ponto, disponibilizamos um tutorial com vídeos e explicações para orientá-lo(a). Acesse o material abaixo.
Contrapartida
Manuais
- Manual de integração de tutores
- Manual de integração de bolsistas
- Guia de orientações sobre o pagamento de férias
- Guia de solicitação de Declarações INSS e Vínculo Empregatícios
- Guia de solicitação de férias para médico tutor
- Guia de solicitação de recesso para médicos bolsistas
- Guia de emissão de holerite/contracheque
- Guia de solicitação de desligamento
Educação Continuada
Tutoria Clínica
Remanejamento
Comissão de Ética - tutores
Foi publicada a Portaria nº 29 de 20/03/2023 designando os membros da Comissão de Ética da ADAPS. A Comissão de Ética é integrada por 5 (cinco) membros e 5 (cinco) suplentes para o período de dois anos, são eles:
I – Membros do corpo administrativo:
Titular: Davidson Robeto Alves Portella
Suplente: Carolina Silva Lucena Dantas
Titular: Luciane Cristina Joia
Suplente: Aliadne Castorina Soares de Sousa
Titular: Priscila de Oliveira
Suplente: Amilton Barreto de Souza
II – Membros Médicos
Titular: Wilson Fernando Drumond das Chagas
Suplente: Gilles Fanti Zanon
Titular: Tânia de Araújo Barboza
Suplente: Carlos Eugênio Machado Camanho
A participação na Comissão de Ética da ADAPS é considerada voluntária, não ensejando qualquer remuneração adicional para os seus membros, e suas atividades serão executadas sem prejuízo das atividades e atribuições laborais do empregado.
Seus membros deverão assumir compromisso formal de sigilo e confidencialidade sobre os assuntos tratados, orientando os colaboradores que desejarem apresentar denúncias a buscar a Ouvidoria da ADAPS.